Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Deslocações de deputados custam 100 mil euros ao Parlamento

Os plenários extraordinários na Assembleia da República, que se realizam em setembro, vão custar cerca de 100 mil euros. Em causa estão os gastos relativos com os encargos com despesas de deslocação dos deputados, reporta o jornal i.

Deslocações de deputados custam 100 mil euros ao Parlamento
Notícias ao Minuto

09:20 - 25/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Plenário

Os plenários extraordinários na Assembleia da República, que foram pedidos pela maioria para aprovar os cortes salariais na função pública e o Orçamento Retificativo, vão custar ao parlamento cerca de 100 mil euros.

Ao todo são três sessões, a 2, 4 e 11 de setembro, sendo que cada reunião plenária extraordinária tem um custo de cerca de 45 mil euros, valor referente aos gastos necessários com os encargos de despesas de deslocação dos deputados, noticia o jornal i.

Segundo dados disponibilizados ao i, quando existe mais do que uma reunião na mesma semana este valor é diluído por esses encontros. Assim, dado que duas reuniões se realizam na primeira semana de setembro e a outra na segunda semana, estas terão um custo de pelo menos 90 mil euros.

Para além deste custo, e segundo o Estatuto Remuneratório dos Deputados, os parlamentares que residam fora de Lisboa e dos concelhos limítrofes têm direito a 69,19 euros para ajudas pela presença nos trabalhos da Assembleia, enquanto os residentes na capital recebem 23,05 euros. Juntam-se a estes, os gastos com despesas de deslocação, que são de 0,36 cêntimos por quilómetro percorrido desde a residência do deputado até ao Parlamento. No caso dos deputados das regiões autónomas, é -lhes paga a viagem de avião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório