Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Durão recebeu 42 prendas mas nem com uma ficou

O ainda presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, recebeu ao serviço da sua missão 42 prendas cujo valor superava os 150 euros, teto máximo para poder recebê-las, de vários chefes de Estado mas, conta o site Observador, entregou-as aos serviços. A atitude do responsável português consta no código de conduta da Comissão Europeia.

Durão recebeu 42 prendas mas nem com uma ficou
Notícias ao Minuto

13:50 - 20/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Comissão Europeia

Nos últimos anos, a Comissão Europeia recebeu 74 prendas, das quais 42 foram oferecidas diretamente ao seu presidente, Durão Barroso, revela o site Observador com base no registo disponível no site da instituição europeia.

Mas, e respeitando o código de conduta da Comissão Europeia, que estabelece que os comissários estão impedidos de ficar com ofertas recebidas no exercício das suas funções e cujo valor seja superior a 150 euros, Durão entregou todas: 13 de países asiáticos, 12 provenientes da Europa, e cinco de África.

Regra geral, essas ofertas foram feitas por artistas locais. Como exemplo, o Observador destaca a escultura de um leão em cristal oferecida por chineses, e um busto de bronze de Gandhi oferecido por indianos. Mas os países que deram mais presentes ao governante português foram Cazaquistão e Chipre, três ofertas em três ocasiões.

O destino destas ofertas depois de entregues pelo presidente da Comissão é, explica o Observador, o seu devido registo e armazenamento num local de acesso reservado no edifício da Comissão Europeia. Mas algumas foram usadas na decoração de escritórios e espaços públicos da instituição com sede em Bruxelas, ou doadas a associações para a recolha de fundos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório