Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

O que alega Ferreira Leite em sua defesa

Manuela Ferreira Leite reagiu, em declarações ao Jornal de Negócios, à conclusão do Tribunal de Contas (TdC) sobre a transferência do fundo de pensões dos CTT para a Caixa Geral de Aposentações (CGA). A antiga ministra das Finanças defende a operação, por si ordenada em 2003, e classifica-a como ?absolutamente neutra para o Estado?.

O que alega Ferreira Leite em sua defesa
Notícias ao Minuto

08:12 - 13/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Reação

O relatório ‘Acompanhamento da Execução do Orçamento da Segurança Social’, levado a cabo em 2013 pelo Tribunal de Contas (TdC), defende que a transferência do fundo de pensões dos CTT para a Caixa Geral de Aposentações (CGA) foi um mau negócio para o Estado pois esgotou de forma total as reservas do fundo dos CTT em 2012.

Em sua defesa, uma vez que foi quem deu ordens para avançar com a operação, Manuela Ferreira Leite (ministra das Finanças na altura) esclarece, em declarações ao Jornal de Negócios, que o negócio em questão foi “absolutamente neutro para o Estado”.

A antiga governante esclarece ainda que, apesar de o fundo em causa estar registado nos CTT, este já era gerido e pago pela CGA aquando da sua transferência oficial. Além disso, Ferreira Leite destaca que a CGA falhou os encargos que lhe competiam.

“Havia uma parte das responsabilidades que era dos CTT e outra parte que era da CGA. E a CGA não transferia o dinheiro correspondente”, justifica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório