Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Carlos Moedas é o novo comissário europeu de Portugal

O Governo já escolheu o novo comissário europeu de Portugal em Bruxelas. Trata-se de Carlos Moedas, o atual secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

Carlos Moedas é o novo comissário europeu de Portugal
Notícias ao Minuto

08:38 - 01/08/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Governo

Já está escolhido o novo comissário europeu de Portugal que vai integrar a futura Comissão Europeia.

Depois de muita especulação sobre o nome que iria ocupar o cargo, designadamente o da atual ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, quem ocupar o cargo em Bruxelas será Carlos Moedas.

A decisão, revela a RTP, terá sido tomada na noite passada pelo primeiro-ministro Passos Coelho após falar com o recém eleito presidente do Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker.

Esta nomeação deixa implícito, porém, que caberá a Portugal uma pasta menos forte do que a pretendida. Mas também significa que as pretensões de Juncker, que gostaria de ver Maria Luís Albuquerque em Bruxelas, não foram concretizadas.

Em causa terá estado o facto de dentro de poucas semanas ser necessário começar a preparar o Orçamento do Estado para o próximo ano. Pelo que, uma remodelação neste momento no Governo seria prejudicial.

Refira-se que, atualmente Carlos Moedas ocupa o lugar no Executivo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

Perfil do novo comissário europeu:

Há três anos a ocupar o cargo, Carlos Moedas foi um dos protagonistas nas negociações com os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia ('troika').

Em vésperas de completar 44 anos, a 10 de agosto, Carlos Moedas nasceu em Beja e licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1993, fez o último ano do curso na École Nationale des Ponts et Chaussées de Paris e trabalhou até 1998 na área de engenharia para o grupo Suez Lyonnaise des Eaux, em França.

No seu percurso profissional, o novo comissário europeu integrou a equipa do banco de investimento Goldman Sachs - na mesma altura em que António Borges trabalhou na instituição -, na área de fusões e aquisições, e foi gestor de projetos para o grupo Suez, em França, entre 1993 e 1998.

Trabalhou no Eurohypo Investment Bank e dirigiu a consultora imobiliária Aguirre Newman quando regressou a Portugal, em agosto de 2004, onde foi administrador delegado até novembro de 2008, altura em que criou a empresa de gestão de investimentos Crimson Investment Management.

Coordenador do setor económico do Gabinete de Estudos do PSD, Carlos Moedas foi cabeça de lista por Beja nas últimas legislativas, tendo sido eleito, passando o PSD a ter um deputado por aquele distrito pela primeira vez desde 1995.

Carlos Moedas fez parte da equipa social-democrata que negociou a aprovação do Orçamento do Estado para 2011, ao lado de Eduardo Catroga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório