Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Seguro "extremamente preocupado" com prejuízos do BES

O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse hoje estar "extremamente preocupado" face às notícias sobre os prejuízos do Banco Espírito Santo (BES) e exigiu que as "autoridades responsáveis esclareçam toda a verdade", porque "os portugueses merecem".

Seguro "extremamente preocupado" com prejuízos do BES
Notícias ao Minuto

22:42 - 30/07/14 por Lusa

Política PS

"Manifesto a minha grande preocupação com os números divulgados hoje. Porque não eram estas as informações que eu tinha, nem eram estas as informações, nomeadamente pelo Governador do Banco de Portugal. Os portugueses não podem ter mais surpresas negativas provenientes do sistema financeiro e do sistema bancário português", declarou António José Seguro.

O líder socialista, que falava aos jornalistas à entrada de um encontro com militantes e simpatizantes do PS que hoje à noite está a decorrer em Vila Nova de Gaia, vincou ser "necessário que se esclareça de uma vez por todas toda a verdade".

"Os portugueses têm o direito de saber o que se passou ao longo deste tempo. São notícias preocupantes e que exigem das autoridades responsáveis um esclarecimento", rematou o também candidato às primárias do PS, que se realizam em 28 de setembro, tendo como adversário António Costa.

O banco divulgou hoje as contas do primeiro semestre, em que teve prejuízos de 3.577,3 milhões de euros. A nova administração, liderada por Vítor Bento, justificou este resultado com "fatores de natureza excecional", caso da constituição de provisões para fazer face à exposição às empresas do GES, através de crédito concedido e garantias prestadas pelo BES às empresas do Grupo Espírito Santo.

Em específico, no documento enviado à CMVM, é dito que apesar de neste momento ainda não se conhecer "com a precisão necessária" como será o plano de reestruturação do GES que o Conselho de Administração do BES "decidiu constituir provisões para imparidades no montante de 1.206 milhões de euros para fazer face a eventuais perdas relativas às empresas do Grupo Espírito Santo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório