Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PCP considera ser "urgente" ampliação do porto da ilha do Corvo

O líder e deputado do PCP/Açores considerou hoje ser urgente proceder ao prolongamento do porto da Casa, no Corvo, no âmbito da sua deslocação de dois dias à ilha, que hoje teve início.

PCP considera ser "urgente" ampliação do porto da ilha do Corvo
Notícias ao Minuto

13:37 - 28/07/14 por Lusa

Política Açores

"Urge proceder ao prolongamento e ao arranjo do porto da Casa. Continua a ser este um dos problemas desta ilha devido, não só ao aumento da atividade da pesca, mas também das empresas marítimo-turísticas", declarou à agência Lusa Aníbal Pires.

O deputado especificou que a infraestrutura possui pouco espaço para que as embarcações possam varar, defendendo o aumento da barra para que as operações marítimas possam ser desenvolvidas com maior segurança.

Todos os anos, o parlamentar comunista da Assembleia Legislativa Regional dos Açores promove um périplo por todas as ilhas da região, estando agora o Corvo na agenda.

Aníbal Pires quer também apurar em que situação se encontra o projeto de redução do consumo de combustíveis fósseis na ilha, através da adoção de energias alternativas, que era pretensão do anterior presidente da Câmara Municipal do Corvo.

"Há aqui algumas questões, como a produção da energia elétrica. Julgo que era intenção do anterior presidente da câmara ir caminhando para a redução da dependência dos combustíveis fósseis", frisou.

O líder do PCP/Açores está convicto de que a ilha tem condições para ser pioneira e um exemplo na região no aproveitamento das energias alternativas, indo abordar este tema no encontro que irá manter com o presidente do município, na terça-feira, uma vez que o seu antecessor queria apostar na energia hídrica e eólica.

O deputado comunista vai manter também um encontro com os responsáveis pelo conselho executivo da Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, um estabelecimento de ensino que considera ter "especificidades muito próprias".

O parlamentar pretende inteirar-se ainda no Corvo da execução de algumas obras em curso ao abrigo do Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2014.

Aníbal Pires pretende ainda desenvolver contactos com a população para apurar os seus anseios, visando uma posterior intervenção com conhecimento de causa.

"Queremos dar mais eficácia à nossa intervenção e falar com a propriedade de quem conhece a realidade local", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório