Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Só próximo governo tirará Portugal do lixo da Moody's

Apesar de as subidas recentes no rating estarem a colocar Portugal um pouco mais longe dos níveis de ‘lixo’ para a agência de notação Moody’s, só o esclarecimento do próximo governo sobre a política orçamental deverá retirar o país, finalmente, da categoria de ‘lixo’ para a agência de notação, noticia o Jornal de Negócios.

Só próximo governo tirará Portugal do lixo da Moody's
Notícias ao Minuto

09:42 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Rating

A agência de notação Moody’s efetuou, no espaço de três meses, a segunda subida ao rating de Portugal, que fica agora a apenas um patamar de sair da categoria de ‘lixo’. Mas o próximo degrau só deverá ser pisado quando o país mudar de Governo.

Em causa estará uma nota da própria agência a que o Jornal de Negócios dá destaque e que refere que uma nova revisão em alta do rating do país só surgirá quando houver “maior visibilidade sobre a política orçamental do próximo governo” e “quando estiver estabelecida claramente uma tendência de queda no rácio da dívida pública”.

Na prática, a Moody’s não irá esperar apenas por um resultado eleitoral mas pelos primeiros meses de intervenção de um eventual novo governo. Relativamente à dívida, o cenário parece ser particularmente difícil, numa altura em que a dívida pública atingiu o recorde de 133% do PIB. Ainda assim, as projeções da própria Moodys’ apontam para uma ligeira queda em 2015 (130% do PIB).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório