Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Entrada da Guiné Equitorial é "uma humilhação para Portugal"

Pacheco Pereira, António Costa e Lobo Xavier comentaram no programa ‘Quadratura do Circulo’, da SIC Notícias, a entrada da Guiné Equatorial para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a cimeira em Díli. Pacheco Pereira chegou mesmo a dizer que se trata de “uma humilhação pública para Portugal”.

Entrada da Guiné Equitorial é "uma humilhação para Portugal"
Notícias ao Minuto

12:41 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Pacheco Pereira

“Uma humilhação pública para Portugal”, afirmou Pacheco Pereira sobre a entrada da Guiné Equatorial na CPLP, durante o programa da SIC Notícias 'Quadratura do Circulo’, acrescentando que o caso “mostra uma incompetência da diplomacia portuguesa”.

"A entrada da Guiné Equatorial retira a legitimidade do nosso país para falar na cena internacional de outros casos de desrespeito pelos Direitos Humanos e que o modo como decorreu a sua adesão mostrou o caos da nossa diplomacia", afirmou.

Já António Costa disse que Portugal não apostou na política externa e na CPLP, o que levou a uma situação de isolamento dentro da organização, lamentando também a descaracterização da comunidade, pelos “valores petrolíferos” em detrimento dos valores de cidadania.

Uma posição defendida também pelo centrista António Lobo Xavier.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório