Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses entre os que menos confiam no seu governo

Dados de um relatório levado a cabo pela Organização das Nações Unidas em 144 países mostra que apenas 23 em cada 100 portugueses confia no governo nacional. Um indicador que coloca Portugal no lote dos dez países que menos confiam nos seus executivos.

Portugueses entre os que menos confiam no seu governo
Notícias ao Minuto

10:53 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política ONU

Um relatório, realizado e divulgado pela ONU, e hoje citado pelo semanário Expresso, sobre a confiança de 144 populações nos seus governos entre 2007 e 2012 coloca Portugal entre os países que menos confia no seu executivo.

À questão ‘Tem confiança no governo nacional?’, apenas 23 em cada 100 portugueses responderam ‘sim’. Um número que coloca Portugal entre os dez que menos confiam nos respetivos governos nacionais, revelam os dados do relatório sobre o desenvolvimento humano, ontem divulgado pela ONU.

A pergunta reporta-se ao período entre 2007 e 2012 e, explica o semanário Expresso, serve como indicador do nível confiança das sociedades nos seus executivos.

Segundo o mesmo documento, a Grécia é o país que menos confia no seu governo, com apenas 13% dos cidadãos a responder positivamente. Aos gregos segue-se a Lituânia, a República Checa, o Japão e a Bósnia e Herzegovina, com menos de 20% dos habitantes a confirmarem confiar nos seus governos.

A par de Portugal está a Coreia do Sul, Angola e Paquistão. Em sentido oposto, encontramos países como Laos, Ruanda e Tajiquistão, onde mais de 90% da população diz confiar no seu governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório