Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Passos Coelho termina visita oficial a Timor-Leste

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, termina hoje uma visita oficial de dois dias a Timor-Leste, depois de ter participado em Díli na X Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Passos Coelho termina visita oficial a Timor-Leste
Notícias ao Minuto

06:41 - 25/07/14 por Lusa

Política CPLP

Passos Coelho assiste hoje de manhã a um exercício de reconhecimento e ação de guerrilha dos Fuzileiros de Metinaro, a cerca de 30 quilómetros de Díli. Em seguida, o chefe de Governo visita o Quartel de Metinaro.

A visita à Escola de Referência de Díli é o último ponto da agenda oficial do primeiro-ministro, que regressa ao início da tarde a Lisboa, onde deverá aterrar no sábado.

Passos Coelho, que deixou Lisboa a 19 de julho, começou o seu programa com uma visita oficial ao Sri Lanka, no passado domingo, a primeira de um primeiro-ministro português ao país e onde visitou um projeto da Assistência Médica Internacional, acompanhado do presidente desta instituição e ex-candidato presidencial Fernando Nobre.

De Colombo, o chefe de Governo português seguiu para Díli, onde chegou na terça-feira e participou, ainda nesse dia, na inauguração da ponte CPLP e da feira do livro de Díli.

Na quarta-feira, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva, participou na X Cimeira da CPLP, que aprovou, por consenso, a adesão de um novo membro de pleno direito, a Guiné Equatorial.

Na quinta-feira, Passos Coelho iniciou a sua visita oficial a Timor-Leste com um pequeno-almoço com empresários e uma intervenção no Fórum Globalização Económica e Oportunidades de Investimento entre a CPLP e a Região da Ásia-Pacífico.

No programa de Passos Coelho, seguiram-se encontros com o Presidente timorense Taur Matan Ruak e com o seu homólogo Xanana Gusmão.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro português encontrou-se ainda com sobreviventes do massacre do Cemitério de Santa Cruz em 1991, visitou o Centro de Formação da Polícia Nacional de Timor-Leste, o Museu da Resistência e a escola portuguesa de Díli Ruy Cinatti, onde contactou com a comunidade portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório