Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Balsemão defende revisão da Constituição e reforma da lei eleitoral

O fundador e militante número um do PSD, Pinto Balsemão, defendeu hoje uma reforma de lei eleitoral e uma revisão da Constituição que equacione a existência de uma segunda câmara no parlamento e a natureza do sistema semipresidencial.

Balsemão defende revisão da Constituição e reforma da lei eleitoral
Notícias ao Minuto

22:52 - 24/07/14 por Lusa

Política PSD

No jantar de encerramento da sessão legislativa do grupo parlamentar do PSD, na Assembleia da República, Francisco Pinto Balsemão defendeu reformas que considera "fundamentais", como o voto eletrónico e a "lei eleitoral, que já devia estar mais do que revista e adaptada às circunstâncias que não têm nada a ver com as circunstâncias da lei eleitoral no tempo em que ela foi apresentada e aprovada".

"Refiro-me também a uma revisão constitucional, que não seja apenas para limpar, mas para equacionar provavelmente questões importante, como a existência de uma segunda câmara, como por exemplo, a própria natureza do sistema de governo semipresidencialista", afirmou.

"São assuntos de fundo, que devem ser debatidos e a sede para esse debate é o parlamento", declarou.

Pinto Balsemão, que coordena as comemorações dos 40 anos do PSD assinaladas este ano, falou também da necessidade de consensos, elegendo o PS e o CDS-PP como os partidos que partilham com os sociais-democratas o mesmo padrão que permite esses compromissos.

"Penso que o PS - que todos os dias está a dar este triste espetáculo de tardes da má língua e noites da má língua, o que é confrangedor, mas é assim que está a acontecer - tem a mesma visão da democracia de padrão ocidental do que nós. Portanto, é possível esse entendimento, bem como com o CDS", apontou.

O antigo chefe de Governo quis prestar "homenagem" ao atual primeiro-ministro, pela forma como tem governado e lidado com, por exemplo, a coligação com o CDS-PP, "que nem sempre é fácil de gerir".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório