Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Guterres, entendimento à direita e Drago destacados por Assis

No seu artigo de opinião no jornal Público, Francisco Assis destaca esta quinta-feira o facto de António Costa ter declarado que apoiaria uma eventual candidatura de António Guterres e um possível entendimento à direita caso existisse uma alteração da liderança social-democrata, mas também a ‘desagregação do Bloco de Esquerda’.

Guterres, entendimento à direita e Drago destacados por Assis
Notícias ao Minuto

14:31 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Opinião

“A aparente desagregação do Bloco de Esquerda poderá conduzir ao surgimento de um novo movimento político dotado simultaneamente de capacidade de aglutinação de correntes de opinião inspiradas no marxismo crítico e vocacionado para entendimentos com o espaço social-democrata, representado naturalmente pelo Partido Socialista”, escreve Francisco Assis no seu artigo de opinião no jornal Público.

O eurodeputado socialista destaca porém duas declarações de António Costa: um possível entendimento à direita, caso exista uma mudança de liderança nos sociais-democratas, mas também um possível apoio a António Guterres para a Presidência da República.

“A entusiástica declaração de apoio a uma hipotética candidatura de António Guterres e a manifestação de uma disponibilidade para a celebração de um entendimento de fundo com o PSD, desde que este partido mudasse de liderança e orientação”, diz Assis, admitindo que “Guterres é uma personalidade política doutrinariamente localizada entre a democracia cristã e o socialismo democrático” (…) “respeitado nos sectores mais centristas da sociedade portuguesa”, referiu.

Por fim, referiu o socialista que a saída de Ana Drago do Bloco poderá abrir espaço para novos movimentos, levantando ainda a questão política de como articular todas estas novas realidades, sendo que também as primárias no PS mexerão podem alterar o sistema democrático português.

“Ana Drago é, do meu ponto de vista, a mais interessante personalidade política situada à Esquerda do Partido Socialista. (…) Ela é herdeira do que poderia ter sido Francisco Louçã”, refere o eurodeputado, acrescentando que “nessa perspetiva, associada a personalidades com fortíssima projeção pública oriundas da mesma área, poderá aspirar à construção de um interessante projeto político”, conclui adiantando que este movimento “alteraria significativamente o quadro político no interior da esquerda portuguesa. Para melhor”.

Assis deixa ainda a questão de “como articular a opção mais centrista, a do pacto de regime co m o OSD, com esta perspetiva de entendimento com uma nova formação situada à esquerda do PS”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório