Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ana Gomes chocada com adesão da Guiné Equatorial à CPLP

A eurodeputada Ana Gomes disse hoje à agência Lusa estar "chocada" com a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), considerando que "é um regime ditatorial, criminoso e ladrão" do seu próprio povo.

Ana Gomes chocada com adesão da Guiné Equatorial à CPLP
Notícias ao Minuto

08:38 - 23/07/14 por Lusa

Política Eurodeputados

"Já era esperado, mas choca-me na mesma. Acho que é uma desvalorização, um atentado à própria imagem ou potencial da CPLP, porque no fundo está a branquear um regime ditatorial e um regime que é criminoso, que tem processos nos Estados Unidos e em França por criminalidade económica e financeira", disse Ana Gomes à Lusa.

A Guiné Equatorial, que pediu adesão ao bloco lusófono em 2010, entrou hoje na CPLP como membro de pleno direito durante a décima conferência de chefes de Estado e de Governo da organização, que decorreu pela primeira vez na Ásia, no caso em Díli, Timor-Leste.

Em declarações à Lusa, a eurodeputada socialista salientou que a questão do português é muito importante, mas não a mais relevante.

"Importante é sobretudo o branqueamento político que se está a tentar fazer através desta adesão em relação a um regime odioso (...). No caso da Guiné Equatorial estamos perante um regime ditatorial, ladrão do seu próprio povo e não há razões nenhumas para ser branqueado politicamente, que é o que está a tentar fazer a CPLP", frisou.

Ana Gomes lembrou também que existem outros países fundadores da CPLP que, além da língua portuguesa, têm pelo menos a base constitucional e o objetivo de viver de acordo com as regras democráticas.

No entender da eurodeputada, toda esta situação "faz muito mal à CPLP e à credibilidade dos países que aceitaram a adesão", como é o caso de Portugal.

"A mim pessoalmente causa-me tristeza que isto tenha acontecido em Timor-Leste, com líderes que eu conheço bem e que tiveram um papel importante na libertação do seu povo relativamente a uma outra ditadura e que agora têm memória curta, mas eu não tenho", salientou.

A eurodeputada sublinhou que o "mundo não para", sendo agora necessário "passar a ter mais escrutínio" em relação ao que se passa na Guiné Equatorial, no sentido de ajudar o povo "contra um regime ladrão e opressor".

"Há muitas ações que são possíveis de empreender ao nível financeiro. Há uns meses escrevi ao Banco de Portugal e à CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] sobre investimentos no país. E disseram-me que não tinham sido solicitados a pronunciar-se sobre possíveis investimentos da Guiné Equatorial, como por exemplo no Banif", contou.

A responsável disse também que escreveu às autoridades europeias e à própria agência europeia bancária de supervisão sobre o mesmo assunto.

"Naturalmente, acionaremos todos os meios para que seja exercida vigilância, para que este regime não utilize a CPLP para intensificar os esquemas de branqueamento de capital, onde infelizmente há portugueses implicados, designadamente os promotores da entrada da Guiné Equatorial na CPLP como o dr. Martins da Cruz e Luís Amado", disse, referindo-se a dois ex-chefes da diplomacia portuguesa.

Ana Gomes disse ainda esperar que não aconteça aos empresários portugueses o que aconteceu ao empresário Robert Rinaldi, que está preso na Guiné Equatorial "porque ousou questionar os esquemas de branqueamento de capitais".

Integram agora a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório