Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Protestos mancham imagem dos professores"

Em reação aos protestos que ocorreram em algumas escolas de Norte a Sul do país para boicotar a prova de avaliação dos docentes, o deputado do PSD, Duarte Marques, destaca que “na maioria” dos estabelecimentos de ensino tudo está a decorrer com “tranquilidade” mas lamenta os protestos. Na opinião do social-democrata, o boicote da prova é “ilegítimo” e “mancha a imagem dos professores”.

"Protestos mancham imagem dos professores"
Notícias ao Minuto

12:35 - 22/07/14 por Ana Lemos

Política PSD

“Segundo informações de que dispomos, [a prova de avaliação dos professores] está a decorrer com tranquilidade na maioria das escolas”, afirmou o deputado Duarte Marques, em declarações à SIC Notícias, sublinhando porém que “os protestos”, que também estão a marcar a realização da prova, “vêm manchar a imagem dos professores”.

Na opinião do deputado do PSD, os protestos “não se justificam” e “mancham a imagem de respeito que os professores têm na nossa sociedade”. Além disso, acrescentou, “a maioria não concordará com estes protestos” que “impedem os colegas de fazerem a prova tranquilamente”.

“Admitimos que [alguns docentes] possam não concordar mas têm o direito de fazê-la tranquilamente”, o que, destacou Duarte Marques, não sucede nas escolas onde houve protestos e que impediram “a boa realização da prova dos colegas”.

Neste sentido, o social-democrata considera que “são ilegítimos todos os protestos que impedem um colega de fazer a prova”, por serem “um atentado à própria liberdade”. Pelo contrário, esclareceu, “são legítimos os que não impedem, pela força, que um colega faça uma prova legal”.

“Lamentamos que isto esteja a acontecer”, apesar de, afirmou Duarte Marques, “já sabermos que sabíamos a Fenprof e o seu líder [Mário Nogueira] não têm respeito nenhum pelos colegas” que decidiram fazer “uma prova legal e escrutinada pelos tribunais”.

O deputado do PSD referiu ainda, nestas declarações à SIC Notícias, que alguns dos supostos professores “nem o serão”, sendo sim “profissionais do protesto, dos sindicatos, e dos partidos políticos”.

Refira-se que a Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos (PACC) abrange para todos os professores contratados com menos de cinco anos de serviço e que não a puderam fazê-la a 18 de dezembro do ano passado devido a boicotes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório