Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Santana, Marcelo e Rio 'dividem' coligação PSD/CDS

Marques Mendes revelou que Santana Lopes é “claramente o preferido da direção de Passos Coelho” para Belém, o que veio gerar controvérsia no seio da maioria governativa. Já o professor Marcelo defende que é necessário que PSD e CDS arranjem "um candidato comum", conta hoje o jornal i.

Santana, Marcelo e Rio 'dividem' coligação PSD/CDS
Notícias ao Minuto

08:07 - 22/07/14 por Notícias Ao Minuto

Política Presidenciais

A hipótese de o PSD apoiar Santana Lopes pode gerar grande confusão dentro da coligação isto porque, muitos sociais-democratas e centritas preferem Marcelo Rebelo de Sousa ou Rui Rio, noticia o jornal i. Marques Mendes, que revelou recentemente que o candidato "preferido" de Passos é Santana Lopes, antevê por isso que as presidenciais se tornem uma grande dor de cabeça para a coligação.

O PS, pelo contrário, parece já estar preparado ou, pelo menos, a preparar-se para apoiar o regresso de António Guterres. Mas os sociais-democratas ainda aguardam que os nomes que estão em cima da mesa revelem o que pretendem, refira-se Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Durão Barroso e Pedro Santana Lopes.

Marcelo Rebelo de Sousa é o eleito a vencedor, de acordo com as sondagens, e apesar de ser cedo para se ter a certeza, o “mais importante é os partidos da coligação acertarem um candidato comum”, comentou o antigo líder social-democrata no seu espaço de comentário na TVI, onde disse prever a realização de uma espécie de primárias para esclarecer "a grande questão" que é "não tanto saber para quem é mais estimulante ser adversário de Guterres, mas quem tem mais apoio em termos de sondagens".

A popularidade do ex-líder do PSD é vista como um trunfo dentro do partido pelo que os sociais-democratas receberam com surpresa a notícia de que a direção do PSD prefere Santana Lopes. “Não me parece que o Santana Lopes tenha algum tipo de maioria que o apoie dentro do partido”, diz um dirigente e deputado social-democrata.

Já no que diz respeito aos centristas, o nome que mais agrada é o do ex-autarca do Porto. "Se Rui Rio avançar, estarei certamente entre os seus apoiantes”, disse o vice-presidente do CDS, Nuno Melo, ao semanário SOL na passada semana.

Especulações e controvérsias à parte, Passos Coelho já frisou que a decisão de quem irá apoiar não será feita antes do verão de 2015, de acordo com o Expresso Diário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório