A decisão anunciada pelo Governo visa o encerramento das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Aguieira, Vale de Madeiros, Lapa do Lobo e Póvoa de Santo António, todas elas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim.
Na pergunta enviada hoje ao Ministério da Educação e Ciência, o deputado Luís Fazenda solicita que seja explicado o porquê da "EB Aguieira estar na lista de escolas a encerrar, se tem mais de 21 alunos e se os resultados a colocam como uma das melhores escolas do país".
"Por que motivo a EB Vale de Madeiros foi colocada na lista, se tem mais de 21 alunos?", refere.
No documento, o deputado do BE pretende saber se o Ministério da Educação considera voltar atrás na sua decisão e manter as quatro escolas em funcionamento.
Aponta ainda que "as escolas do Agrupamento de Canas de Senhorim não reúnem condições para a receção dos alunos das escolas a encerrar", para além de não existir "qualquer centro escolas preparado para o efeito, nem sequer refeitórios que possam dar resposta".
Na semana passada, o executivo da Câmara de Nelas aprovou por unanimidade uma moção de repúdio ao Governo, por ter decretado o encerramento daquelas quatro escolas.
"Tal encerramento é feito sem que em tal decisão tenha sido respeitada a posição da Câmara de Municipal e das juntas de freguesia das localidades envolvidas, autarquias que sempre se manifestaram contra tal encerramento", consideraram.
Na moção, a Câmara de Nelas realça que estes encerramentos manifestam "uma completa falta de respeito do Governo pelos municípios e suas instituições representativas; e o propósito de abandono do interior de Portugal e a desistência de criação de um clima de verdadeira igualdade de oportunidades, também na área nuclear da educação".