Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Doze autarcas dos Açores manifestam apoio a António Costa

Doze presidentes de câmaras municipais dos Açores eleitos pelo PS manifestaram hoje apoio à candidatura de António Costa a secretário-geral do partido, elogiando "a sua ação como autarca".

Doze autarcas dos Açores manifestam apoio a António Costa
Notícias ao Minuto

08:30 - 01/07/14 por Lusa

Política PS

Assim, dos 13 presidentes de câmaras açorianas eleitos pelo PS, 12 querem que António Costa seja o próximo secretário-geral do Partido Socialista, considerando que "pelo seu percurso, incluindo a sua ação como autarca", em Lisboa, "tem condições reforçadas para também mobilizar o poder local para a tarefa de recuperar Portugal", segundo um comunicado hoje divulgado.

Para os autarcas de Vila do Corvo (ilha do Corvo), Lajes e Santa Cruz das Flores (Flores), Lajes e São Roque do Pico (Pico), Horta (Faial), Santa Cruz da Graciosa (Graciosa), Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (Terceira), Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação (São Miguel), António Costa "tem o perfil adequado para liderar uma nova maioria política, capaz de congregar a vontade dos portugueses e mobilizar o país com uma agenda política para a década, assente no crescimento económico e na criação de emprego".

O presidente da câmara da Lagoa, na ilha de São Miguel, João Ponte, é o único eleito pelo PS nos Açores que não está ao lado de António Costa na disputa interna pela liderança do partido, tendo manifestado o seu apoio ao atual secretário-geral, António José Seguro, através da rede social 'Facebook'.

No texto que publicou na internet, João Ponte lembra que já em 2011 apoiou Seguro quando este se candidatou a secretário-geral do PS e afirma que o líder dos socialistas é "um político sério, honesto e com um projeto credível e mobilizador para o PS e para Portugal".

João Ponte sublinha também que Seguro, à frente do PS, teve "uma vitória histórica nas eleições autárquicas" do ano passado, devolvendo aos socialistas a presidência da Associação Nacional de Municípios, e ganhou as europeias de maio.

"Contra o oportunismo, em prol dos valores da democracia e pela decência na política, só posso apoiar o António José Seguro, pelas suas qualidades e pelo seu percurso de trabalho e de sucesso", escreveu o autarca da Lagoa, que até às eleições locais do ano passado presidiu à Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores.

A direção do PS/Açores, presidida por Vasco Cordeiro, que é também o presidente do Governo Regional, tal como a maioria dos autarcas socialistas na região, já manifestou o seu apoio a António Costa e pediu a realização "o mais depressa possível" de um congresso extraordinário antecedido por eleições diretas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório