Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Com défice de 6% "não vamos lá"

O deputado socialista José Junqueiro reagiu em nome do PS, ao final desta manhã, aos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística(INE), que dão conta de um défice de 6%, acima dos 4% acordados entre Governo e a troika, afirmando que: "Assim não vamos lá".

Com défice de 6% "não vamos lá"
Notícias ao Minuto

12:31 - 27/06/14 por Notícias Ao Minuto

Política José Junqueiro

O PS já reagiu, pela voz do vice-presidente do seu grupo parlamentar, José Junqueiro, aos números mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta de um défice na ordem dos 6%, uma ‘derrapagem’ que está acima dos 4% acordados com a troika.

Na perspetiva do PS, o “PIB fica muito aquém das expectativas e isso é uma má notícia”.

José Junqueiro realçou que o PIB tem sido revisto em baixa quando a expectativa era que fosse sendo “revisto em alta ao longo do ano”. E deixa críticas fortes às escolhas do Governo, considerando que ao contrário da estratégia do Executivo, "só pelo crescimento é que há consolidação orçamental".

Na perspetiva de José Junqueiro, “a subida da receita faz-se pela sobrecarga dos impostos” enquanto que ao nível da despesa pública, apesar de esta diminuir com os cortes, “aumenta nas ‘gorduras’ do Estado”, segundo o deputado.

Aos jornalistas, José Junqueiro realçou ainda o aumento no número de insolvências de empresas e os níveis altos de emigração como sinais de que a economia continua a mostrar fragilidades. “O país está bem, as pessoas é que estão mal”, ironizou o deputado socialista, referindo-se ao que considera ser o conceito de "boas notícias" do Executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório