Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Nada imputa responsabilidade criminal a Sócrates

Por enquanto, a investigação que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) está a fazer ao uso dos cartões de crédito do Governo por parte de José Sócrates ainda não resultou na constituição de arguidos. Segundo o Público, até agora não foram detetados gastos que imputem responsabilidade criminal ao antigo primeiro-ministro.

Nada imputa responsabilidade criminal a Sócrates
Notícias ao Minuto

22:42 - 16/06/14 por Notícias Ao Minuto

Política Cartões de crédito

Foi hoje divulgada uma notícia que dá conta de que o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) está a investigar o uso feito por José Sócrates dos cartões de crédito do Governo na altura em que este era primeiro-ministro.

Contudo, o antigo governante reagiu, dizendo que nunca usou, nem teve sequer, cartões de crédito do Executivo, desmentindo as suspeitas de uso abusivo de dinheiros públicos.

No seguimento da polémica, o DIAP garantiu ao Público que já ouviu todas as testemunhas previstas no âmbito do inquérito e que está a analisar os dados recolhidos. Esclareceu ainda que, por enquanto, não foram constituídos arguidos no processo e não foram detetados gastos que possam imputar qualquer responsabilidade criminal a Sócrates.

No inquérito-crime aberto em 2012, na sequência de uma participação da Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP), foram ouvidas inclusivamente responsáveis da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), já que estão em causa, entre os emitidos por instituições bancárias, cartões fornecidos por aquela entidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório