Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Se Juncker não for o candidato, teremos crise institucional"

Manfred Weber, líder do maior grupo parlamentar (PPE), afirmou, em entrevista ao Público, que Jean-Claude Juncker é o candidato preferencial à presidência da Comissão Europeia e que os governos que “tentam alterar a proposta de Jean-Claude Juncker estão a fazer um jogo muito perigoso”.

"Se Juncker não for o candidato, teremos crise institucional"
Notícias ao Minuto

09:15 - 14/06/14 por Notícias Ao Minuto

Política Manfred Weber

“Se Jean-Claude Juncker não for o candidato, teremos uma grande crise institucional, não vejo qualquer possibilidade de o Parlamento Europeu (PE) votar a favor de outro nome”, afirmou Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar do PPE.

O líder da família política mais votada nas eleições de 25 de maio declarou, em entrevista ao Público, que o PE votará contra qualquer outro candidato à presidência da Comissão Europeia que não seja o ex-primeiro ministro luxemburguês.

O eurodeputado alemão, de 41 anos, garante que o PPE está todo na mesma linha, e que não há qualquer “plano B” sobre um possível candidato alternativo a Juncker.

“Digo claramente que os Estados-membros e as instituições que tentam alterar a proposta de Jean-Claude Juncker estão a fazer um jogo muito perigoso”, sentenciou.

Weber sublinhou ainda que “o PPE é o grupo mais forte, ganhámos as eleições, o que foi surpreendente, porque o PPE aplicou nos últimos anos em toda a Europa, ao nível nacional e europeu, decisões duras e impopulares por causa da crise da dívida”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório