Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Distrital de Évora apoia Costa e reclama diretas e congresso

A Comissão Política Distrital de Évora do PS aprovou hoje duas moções, uma reclamando a realização de diretas para a eleição do secretário-geral e de um congresso extraordinário, e outra de apoio a António Costa, revelou fonte partidária.

Distrital de Évora apoia Costa e reclama diretas e congresso
Notícias ao Minuto

14:54 - 07/06/14 por Lusa

Política PS

O presidente da Comissão Política Distrital de Évora do PS, Capoulas Santos, eurodeputado, adiantou à agência Lusa, que as duas moções foram aprovadas na madrugada de hoje com 83 por cento dos votos a favor.

Capoulas Santos realçou que "há um apoio significativo no distrito a António Costa", que se disponibilizou para disputar a liderança do partido.

O dirigente socialista referiu ainda que há três concelhias do PS, no distrito, Évora Reguengos de Monsaraz e Borba, que representam mais de 50 por cento dos militantes do distrito, que aprovaram também moções, por unanimidade, reclamando a convocação de um congresso extraordinário e a realização de eleições diretas imediatas para a eleição do secretário-geral.

Segundo Capoulas Santos, as concelhias de Borba e Reguengos de Monsaraz aprovaram também moções de apoio a António Costa.

O presidente da Federação de Évora do PS, José Bravo Nico, disse à Lusa a 27 de maio, não ver "necessidade de se colocar a questão da liderança na agenda política", porque o partido "tem um secretário-geral eleito", que "acabou de vencer as suas segundas eleições com a maior derrota de sempre da direita".

No entanto, referiu, "se houver algum militante que entenda disponibilizar-se para a liderança do PS, terá de se submeter às regras democráticas estabelecidas" no partido.

Contactado hoje pela Lusa, José Bravo Nico confirmou estas declarações, prestadas "no contexto da altura", e escusou-se a prestar mais declarações.

Os cinco presidentes de câmara socialistas do distrito de Évora manifestaram também o seu apoio a António Costa, segundo Capoulas Santos.

O antigo ministro da Agricultura e das Pescas, Capoulas Santos, é um dos militantes socialistas que está a dinamizar um núcleo de apoiantes de António Costa no distrito de Évora.

Segundo o eurodeputado do PS, António Costa conta com o apoio de todos os presidentes de câmara eleitos pelo partido no distrito de Évora: José Calixto (Reguengos de Monsaraz), Maria Clara Safara (Mourão), José Manuel Grilo (Portel), Luís Dias (Vendas Novas) e Bernardino Bengalinha Pinto (Viana do Alentejo).

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa conta ainda, segundo Capoulas Santos, com o apoio de militantes socialistas de todos os concelhos do distrito de Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório