Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Jorge Lacão abandona liderança do Partido Socialista

Jorge Lacão apresentou hoje a sua demissão como membro da direção de António José Seguro. Em declarações aos jornalistas, o socialista frisou que o importante, neste momento, “não é invocar formalismos estatuários para impedir decisões fundamentais”, explicando que a sua decisão é consequência de uma “posição manifestamente diferente” da dos restantes socialistas.

Jorge Lacão abandona liderança do Partido Socialista
Notícias ao Minuto

14:43 - 28/05/14 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Demissão

A crise no PS conhece mais um episódio. Depois de António Costa ter abanado a liderança de Seguro com um anúncio que o volta a colocar no duelo pelo comando do partido rosa, coube agora a Jorge Lacão fazer tremer ainda mais os socialistas

O até agora membro do secretariado nacional do PS apresentou hoje a sua demissão pois, explicou, para assumir esta sua posição de diferenciamento não pode estar "condicionado por uma lealdade" a uma direção que já não apoia.

"Tendo eu uma posição que é manifestamente diferente da de outros meus camaradas da direção e para assumir esta posição não posso estar condicionado pela lealdade" à direção de Seguro, explicou.

Sobre a realização de um congresso, Jorge Lacão sublinhou que "o secretário-geral [Seguro] deve ser o primeiro interessado em tomar a iniciativa de realizar o congresso".

Questionado pelos jornalistas sobre um eventual apoio a António Costa, o militante socialista preferiu não se comprometer, dizendo apenas que não exclui essa situação.

"É uma ponderação que não excluo", afirmou.

Jorge Lacão entrou para o Secretariado Nacional do PS na sequência do último congresso dos socialistas em abril de 2013.

No início de 2013, Jorge Lacão esteve para desempenhar as funções de diretor de campanha da candidatura então não concretizada de António Costa à liderança do PS.

Depois, na sequência acordo entre António José Seguro e António Costa, numa lógica de maior abrangência de todas as sensibilidades internas na direção deste partido, Jorge Lacão entrou para o Secretariado Nacional do PS.

[Notícia atualizada às 15h15]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório