Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Governo admite aumento do horário de trabalho na Função Pública

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, salientou na segunda-feira, no âmbito da apresentação dos resultados da sexta avaliação do programa de ajustamento, "a necessidade de continuar a melhorar a gestão dos recursos públicos". Hélder Rosalino secretário de Estado da Administração Pública, deu o exemplo de um acordo com os médicos, que prevê a passagem de 35 para 40 horas semanais, dizendo que o objectivo é que este venha a "ser explorado e desenvolvido noutros sectores da administração pública".

Governo admite aumento do horário de trabalho na Função Pública
Notícias ao Minuto

06:47 - 20/11/12 por Notícias ao Minuto

Política Estado

O Executivo pondera aumentar o número de horas de trabalho semanais dos funcionários públicos, ao abrigo do argumento de uma maior produtividade, avança o Diário Económico.

“Subjacente ao processo de reforma do Estado encontra-se a necessidade de continuar a melhorar a gestão dos recursos públicos, em particular dos recursos humanos e reformar as políticas e instrumentos de gestão", frisou, esta segunda-feira, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, no âmbito da apresentação dos resultados da sexta avaliação do programa de ajustamento.

Ao mesmo tempo, noticia a edição desta terça-feira do Jornal de Negócios, Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública, acrescentou que "o Governo quer repensar o modelo de organização e duração do tempo de trabalho”, tomando como exemplo o caso dos médicos.

“Tivemos um recente acordo relativamente às carreiras médicas que permite (…) uma evolução para um novo regime de tempo de trabalho. E é evidente que isso tem de ser explorado e desenvolvido noutros sectores da administração pública, no sentido de suportar o aumento da produtividade",advogou.

Refira-se que no caso da saúde, o acordo prevê um aumento de cinco horas de trabalho semanais, passando, assim de 35 para 40 horas. Esta medida aplicar-se-á a todos os profissionais que venham a ser admitidos a partir de Janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório