Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Marques Mendes sugere a PS que apresente ministro das Finanças

Luís Marques Mendes, antigo líder do PSD, afirmou hoje que se o líder do PS apresentasse "um nome credível" para a pasta das Finanças num eventual Governo "diminuía o seu défice de credibilidade".

Marques Mendes sugere a PS que apresente ministro das Finanças
Notícias ao Minuto

17:04 - 11/05/14 por Lusa

Política Governo

Numa intervenção na Universidade Política de Lisboa, promovida pela concelhia da capital da JSD, Marques Mendes afirmou que se "[António José] Seguro aparecer com um nome credível para a pasta das Finanças, o seu défice de credibilidade diminui".

"As pessoas querem saber em quem votam e com quem contam", resumiu Marques Mendes, acrescentando que além de ideias e do programa eleitoral se devia "apresentar o núcleo duro da equipa governativa e, pelo menos, o ministro das Finanças", defendeu.

O antigo presidente do partido social-democrata disse que essa apresentação "nunca se fez", mas recordou ser esta a primeira vez que os eleitores votam para o Parlamento Europeu e "indiretamente elegem o presidente da Comissão Europeia".

Marques Mendes não deixou, porém, de criticar as declarações do líder socialista numa entrevista publicada no sábado em que não "diz mais nada" sobre como fazer a economia crescer.

"E como é que se faz? Por magia e vai levar o Luís de Matos para o ministro das Finanças? Ou carrega num botão?", questionou o também comentador, que sublinhou a necessidade de "obrigar, politicamente falando, a dizer como é que fazem as coisas".

Para a campanha eleitoral para as eleições de 25 de maio, o comentador sugeriu aos candidatos que "prestassem uma homenagem aos portugueses", enumerando, em especial, pensionistas, jovens, trabalhadores por conta de outrem, empresários e funcionários públicos face aos sacríficos que fizeram.

Ao intervir sobre a competitividade e a natalidade, Marques Mendes lançou a ideia de mães e pais poderem trabalhar em tempo parcial nos primeiros anos dos seus filhos, mas serem pagos na totalidade com recurso a ajudas de fundos comunitários.

Neste último dia da Universidade Política de Lisboa, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, interveio, numa sessão fechada à comunicação social, sobre "Portugal, Europa e mundo global" da parte da manhã, em vez de o fazer à tarde, como previsto.

A organização justificou a alteração do programa com a agenda de compromissos de Paulo Portas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório