Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cortes na Educação deixam de fora Ensino Superior e Ciências

O Governo discute hoje em Conselho de Ministros o Documento de Estratégia Orçamental para os próximos quatro anos e, segundo noticia esta segunda-feira o jornal Diário de Notícias, no setor da educação os cortes deverão incidir no ensino básico, secundário e nas despesas de funcionamento do ministério.

Cortes na Educação deixam de fora Ensino Superior e Ciências
Notícias ao Minuto

13:32 - 28/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política DEO

O Ensino Superior e as Ciências serão as áreas protegidas no âmbito dos cortes no Ministério da Educação para os próximos quatro anos. De acordo com uma noticia avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, o ministério liderado por Nuno Crato quer que a contenção orçamental ocorra, novamente, no ensino básico e secundário, mas também nas despesas de funcionamento do ministério.

“Não está prevista qualquer redução por efeito demográfico, pois é o objectivo do Governo haver mais estudantes a ingressar no ensino superior. Por isso, estão previstas apenas medidas de eficiência”, referiu fonte governamental ao Diário de Notícias, relativamente a possíveis cortes nos orçamentos das universidades, garantindo também que "não há qualquer medida prevista para a área da Ciência".

De lembrar que nos cortes previstos para 2015, as principais áreas em que o Governo liderado por Pedro Passos Coelho quer intervir estão já identificadas, sendo que o Executivo quer poupar 1,4 mil milhões de euros, sobretudo com poupanças na área da Educação, Administração Interna, Ambiente e Agricultura.

Por fim, de referir que o ministério hoje tutelado por Nuno Crato foi um dois mais afetados durante os últimos três anos, sendo que, desde 2011, já perdeu qualquer coisa como 1.200 milhões de euros, valor que superou o estabelecido no memorando de entendimento com a Troika.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório