Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"Impostos às famílias aumentaram para dar borlas às empresas"

À semelhança do que o PCP já tinha feito, também o Bloco de Esquerda criticou os dados da execução orçamental revelados hoje pela Direção-geral do Orçamento. Pedro Filipe Soares acusou o Governo de “escolher agradar aos credores” e de prejudicar as famílias em sede de IRS ao mesmo tempo que “dá borlas fiscais às empresas”.

"Impostos às famílias aumentaram para dar borlas às empresas"
Notícias ao Minuto

18:14 - 23/04/14 por Patrícia Martins Carvalho

Política Bloco de Esquerda

Os dados da execução orçamental divulgados hoje revelam que a receita fiscal subiu 4,5% e o défice ficou 845 milhões abaixo do limite previsto para o primeiro trimestre do ano.

Mas para Pedro Filipe Soares, isto não são boas notícias mas sim o “resultado das escolhas políticas” do Executivo que trazem “custos à vida das pessoas”.

“Olhando para os impostos vemos o resultado da escolha do Governo que cria um país mais desigual. Escolheu aumentar os impostos às famílias para dar uma borla fiscal às empresas”, acusou, assegurando que “vemos isso com o aumento do IRS e a diminuição do IRC”.

O deputado do Bloco de Esquerda disse ainda que os dados referentes à despesa do Estado “demonstram que o Governo tem escolhido cortar salários para pagar juros da dívida que não param de aumentar”.

“Esta execução orçamental agrada aos credores, que veem os juros abusivos a serem pagos, e desagrada a quem trabalha, que vê uma redução real do rendimento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório