Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Poiares Maduro quer criar empresa regional para produzir conteúdos audiovisuais

O ministro Poiares Maduro propôs hoje ao Governo dos Açores a criação de uma empresa regional de produção de conteúdos audiovisuais, ficando a informação a cargo da RTP/Açores, um "bom modelo" que assegurou "não estar fechado".

Poiares Maduro quer criar empresa regional para produzir conteúdos audiovisuais
Notícias ao Minuto

19:09 - 16/04/14 por Lusa

Política Açores

"A nova empresa ficaria com a outra produção de conteúdos, que não a área da informação, sendo que isso permitiria investimentos fortes, buscar outro capital, dinamizar a produção audiovisual regional, que poderia produzir para outros canais da RTP, para outros canais portugueses ou internacionais", afirmou aos jornalistas o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, após uma audiência com o presidente do Governo regional dos Açores, em Ponta Delgada.

A audiência serviu para o ministro apresentar a Vasco Cordeiro, tal como havia prometido, o modelo para o futuro do centro regional da RTP/Açores, um encontro onde o governante disse ter tido "uma discussão útil e muito aberta" com o presidente do executivo açoriano.

Para Poiares Maduro, este modelo "garantiria o cumprimento do serviço público de rádio e televisão nos Açores, daria à região autónoma um papel mais importante em matéria de produção audiovisual e conteúdos audiovisuais, permitindo também um investimento em matéria do serviço público, porque essa [nova] empresa poderia ter mais facilmente acesso a fundos europeus".

Segundo o ministro, parte dos atuais recursos humanos ficariam na RTP/Açores, sendo que os restantes, da área da produção de conteúdos audiovisuais seriam transferidos para a nova empresa de base regional.

"No modelo que a RTP me apresentou não está previsto qualquer despedimento, agora, qualquer empresa, depois, tem de funcionar adequadamente e portanto a RTP/Açores e a nova empresa terão de ser empresas eficientes e funcionar normalmente", afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre se o modelo apresentado era definitivo, Miguel Poiares Maduro assegurou que "nada está fechado" enquanto não receber a posição formal do executivo açoriano, apesar de sublinhar que o modelo proposto é "bom e é uma solução que permite a valorização do serviço público de rádio e televisão nos Açores".

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional reúne-se ainda hoje, ao final da tarde, com a Subcomissão de trabalhadores da RTP/Açores, em Ponta Delgada.

Depois da passagem pelas ilhas Terceira e S. Miguel, hoje, a deslocação aos Açores de Miguel Poiares Maduro termina na quinta-feira no Faial, onde está prevista uma visita à delegação da RTP na Horta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório