Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

As reações da oposição à entrevista de Passos Coelho

Os cortes provisórios estão a tornar-se definitivos. É esta a ideia que fica no seio dos partidos da oposição, após a entrevista dada pelo primeiro-ministro à SIC. Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista e Os Verdes reagiram, acusando Passos Coelho de ser insensível à pobreza e fixado em cortar cegamente no défice.

As reações da oposição à entrevista de Passos Coelho
Notícias ao Minuto

22:10 - 15/04/14 por Goreti Pera com Lusa

Política Partidos

Minutos depois de o primeiro-ministro ser entrevistado por José Gomes Ferreira, na antena da SIC, há uma reação que é unânime no seio dos partidos da oposição: os cortes que o Executivo anunciou como provisórios estão a tornar-se definitivos.

É por esse motivo que o dirigente do Partido Comunista Jorge Cordeiro aconselha os portugueses a “lutar pelo seu direito a ter uma vida digna”, aproveitando desde já “as eleições europeias” para o fazer.

O dia 25 de maio é, também na opinião de Heloísa Apolónia, “o momento para avaliar a atuação do Governo e da troika”. Na perspetiva da deputada do Partido Ecologista Os Verdes, “as prioridades do Executivo não são os dramas como a pobreza e o desemprego, mas sim o corte cego no défice e a criação de um Estado mínimo”.

A mesma opinião é partilhada pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua, que considera que na entrevista “ficou clara a insensibilidade social do Governo e do primeiro-ministro”, que “recusa aceitar que a pobreza é uma consequência direta da política de austeridade”.

Por sua vez, João Proença, membro do Secretariado Nacional do PS, acusou Passos Coelho de "fugir" ao esclarecimento das grandes questões do país.

"Podemos interrogar-nos se é por não estar preparado, se é para fugir a verdade, ou porque estamos em plena campanha eleitoral, quer para as europeias, quer para as legislativas", afirmou o ex-líder da UGT.

[Notícia atualizada às 22h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório