Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Episódio patético" e "paródia de mau gosto"

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, que ontem falava no habitual espaço de opinião semanal na RTP1, lançou duras farpas à intervenção do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a pretexto da conferência promovida pelo social-democrata, em Lisboa. Também o Governo não foi poupado pelo ex-líder ‘rosa’, que classificou de “deprimente” o facto de Pedro Passos Coelho ter negociado “nas costas” dos portugueses no que ao novo modelo de cálculo das pensões diz respeito.

"Episódio patético" e "paródia de mau gosto"
Notícias ao Minuto

07:58 - 14/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política Sócrates

“Episódio patético” e “paródia de mau gosto”. Foram estas as expressões empregues pelo antigo chefe de Governo, José Sócrates, para rotular a iniciativa do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que promoveu uma conferência em Lisboa, acusando-o de ter vindo a Portugal para “fazer campanha”.

No entender o ex-primeiro-ministro, Barroso não mais fez do que instrumentalizar o cargo que ocupa na Europa para benefício do PSD, num momento em que as eleições para o Parlamento Europeu se aproximam a passos largos: o escrutínio está agendado para 25 de maio.

E por falar em passos, também Passos Coelho não ficou imune a duras considerações por parte do antigo secretário-geral do PS, quem Sócrates condena por ter “negociado nas costas dos portugueses”, além de lhes ter “escondido” a verdade.

O antigo chefe do Executivo reportava-se, pois, ao novo modelo de cálculo das pensões, que passará a ter em conta critérios demográficos e económicos. “O mais deprimente é sabermos disto por um documento de uma instituição europeia”, assinalou.

“O Governo não respeitou a sua palavra quando, há uns anos, disse que os cortes eram temporários, mas são definitivos”, rematou o socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório