Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Barroso acusado de "alinhar estrategicamente" com Alemanha

O ex-conselheiro de Durão Barroso na Comissão Europeia, Philippe Legrain, concedeu uma entrevista ao Financial Times onde tece duras críticas à atuação do dirigente português a quem acusa de se “alinhar estrategicamente” com a Alemanha.

Barroso acusado de "alinhar estrategicamente" com Alemanha
Notícias ao Minuto

10:48 - 08/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política Comissão Europeia

Para Philippe Legrain, ex-conselheiro do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso “em vez de se manter à margem, escolheu estrategicamente alinhar-se com a Alemanha”. Uma situação que, a seu ver, transformou as instituições europeias num “instrumento para os países credores imporem as suas vontades aos países devedores”.

O ex-dirigente europeu, que abandonou a Comissão Europeia no mês passado, frisa ainda que houve um enfraquecimento político daquele organismo.

“[A Comissão Europeia] esteve muito bem em aumentar a sua influência no sentido técnico. Mas no sentido político está mais fraca que nunca”, garante.

No entender do porta-voz da Comissão Europeia, Simon O’Connor, “estas declarações refletem a opinião de um antigo membro do staff que, infelizmente, optou por não contribuir com alguma coisa útil ou uma ideia prática para a resposta à crise”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório