Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Merkel pede uma União Europeia... mais justa

Angela Merkel, defendeu hoje uma Europa mais justa, sem os altos níveis de desemprego juvenil registados em Espanha ou na Grécia, e disse que o caminho a seguir é resolver os problemas estruturais e manter o rumo da estabilidade.

Merkel pede uma União Europeia... mais justa
Notícias ao Minuto

13:55 - 05/04/14 por Lusa

Política Berlim

"Não podemos permitir que metade dos jovens de Espanha ou da Grécia não tenham emprego", disse a chanceler num congresso da União Cristão Democrática (CDU) centrado na aprovação do programa eleitoral para as eleições europeias de 25 de maio.

Para Merkel, combater o desemprego "não é impulsionar um programa estatal a seguir a outro", mas resolver os problemas estruturais.

A Europa deve procurar maior consenso nas suas políticas, indicou a chanceler, que se mostrou confiante numa vitória das forças conservadoras nas eleições e reiterou o seu apoio ao candidato do Partido Popular Europeu (PPE) para presidir à Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que se deslocou a Berlim.

No seu discurso, Juncker referiu que não deverá haver emissão de 'eurobonds' nos próximos cinco anos e considerou que deve ser assim enquanto não houver uma maior harmonização da política económica e financeira em toda a zona euro.

Em declarações aos jornalistas na capital alemã, Juncker defendeu que devem prosseguir as negociações com Ancara sobre uma eventual adesão da Turquia à União Europeia, mas criticou "a regressão considerável" registada nos últimos meses no "processo democrático".

EO // PJA

LUsa/fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório