Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Desenvolvimento económico não é possível sem paz"

O primeiro-ministro Passos Coelho reafirmou, em conferência de imprensa esta tarde em Bruxelas, à margem da IV Cimeira UE-África, que o Governo não tenciona fazer cortes adicionais nas pensões ou salários. Referindo-se à República Centro Africana, Passos realçou a importância da paz para o desenvolvimento económico.

"Desenvolvimento económico não é possível sem paz"
Notícias ao Minuto

20:12 - 02/04/14 por Notícias Ao Minuto

Política Passos Coelho

A conferência de imprensa de Passos Coelho esta tarde na Cimeira Europa-África, em Bruxelas, serviu para abordar as relações entre a União Europeia e África mas também para responder a questões relacionadas com a situação nacional.

Passos Coelho voltou a realçar que o Governo não tem intenção de proceder a novos cortes em salários ou pensões, deixando ainda presente a ideia de que tem havido muito “ruído” em torno do Documento de Estratégia Orçamental. De resto, sabe-se que o Executivo tem que informar o FMI, até 15 de abril, sobre eventuais medidas de redução de défice.

Relativamente ao assunto que o levou a Bruxelas, sobre as relações UE-África, o primeiro-ministro recordou o exemplo português, que tem em África o seu segundo maior parceiro comercial (a seguir à UE), bem como a importância dos países africanos no fornecimento energético nacional.

Antes da Cimeira UE-África decorreu também a mini-cimeira sobre a República Centro Africana, na qual o secretário-geral das Nações Unidas e convidado de honra da cimeira, Ban Ki-moon, tomou parte.

À margem da cimeira, Passos Coelho adiantou também que se encontrou com o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, onde terá sido falada a possibilidade de o país se juntar à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A decisão deverá ser anunciada na próxima cimeira da CPLP, em julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório