Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Maioria PSD-CDS quer minimizar impacto da sobretaxa de IRS nos salários

O PSD e o CDS pedem ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, para que a sobretaxa de 4% não seja cobrada mensalmente e seja aplicado o modelo de 2011, onde o desconto era feito num dos subsídios.

Maioria PSD-CDS quer minimizar impacto da sobretaxa de IRS nos salários
Notícias ao Minuto

09:12 - 08/11/12 por Notícias Ao Minuto

Política Impostos

O PSD e o CDS vão pedir ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar, para que a sobretaxa de 4% em sede de IRS não seja cobrada mensalmente e seja aplicado o modelo de 2011, onde o desconto foi feito num dos subsídios.

Os deputados da maioria do PSD e CDS pretendem, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2013 na especialidade, alterar a forma de pagamento da sobretaxa de 4% de IRS dos trabalhadores do sector privado, de modo a que esta seja cobrada no pagamento de um ou dos dois subsídios.

A alteração na forma de cobrança da sobretaxa visa atenuar a quebra de rendimento mensal dos funcionários do privado.

“A decisão será tomada no início da próxima semana e terá de ser concertada com o ministro das Finanças. Há vários cenários para a forma de pagamento do impostos extraordinário de 4% no sector privado”, revelou um deputado social-democrata ao Diário Económico, que pediu anonimato.

O deputado do PSD, Paulo Batista Santos, admite que o “assunto está a merecer a atenção dos deputados da maioria”.

No que toca aos funcionários públicos, o ministro das Finanças já afirmou que o subsídio de Natal será pago mensalmente em duodécimos de modo a compensar o corte do subsídio de férias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório