Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sócrates primeiro-ministro 'trama' Sócrates comentador

Ia ser mais comentário semanal, mas acabou por dar origem a uma entrevista. José Rodrigues dos Santos assumiu o lugar habitualmente ocupado pela jornalista Cristina Esteves e decidiu confrontar o antigo primeiro-ministro José Sócrates com algumas declarações, tiradas do baú, feitas pelo ex-chefe do Governo, que confessou, a determinada altura, que “não vinha preparado para isto”.

Sócrates primeiro-ministro 'trama' Sócrates comentador
Notícias ao Minuto

07:51 - 24/03/14 por Notícias Ao Minuto

Política Televisão

“Não vinha preparado para isto”, disse José Sócrates depois de ser confrontado por José Rodrigues dos Santos com algumas declarações proferidas enquanto primeiro-ministro.

No seu espaço de comentário semanal, que este domingo foi transformado numa entrevista, o jornalista da RTP foi ao baú, ao qual chamou “arquivo”, para trazer algumas das frases de José Sócrates que, comparadas com as duas declarações de agora, mostram alguma incongruência.

E tudo começou quando José Sócrates criticou o apelo de Pedro Passos Coelho para um consenso, dizendo que tal “é impossível de alcançar porque nem nos factos os dois partidos se entendem”.

Além disso, Sócrates disse que “a palavra consenso está mal escolhida”, sendo necessário substitui-la por “compromisso”, uma vez que, defendeu, “não é razoável vir pedir que o PS avalize mais cortes”.

Aqui, o jornalista da RTP confrontou as palavras ditas naquele momento com aquelas que proferiu enquanto chefe de governo e que davam conta da necessidade de “consenso” e de fazer “tudo o que for necessário” para alcançar as metas orçamentais.

Já irritado, o agora comentador justificou as suas declarações do passado com a altura em questão, frisando que se tratava de “um governo sem maioria” e diferente do atual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório