Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Ministro contrata serviços jurídicos para 20 dias por 24 mil euros

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, terá contratado, para efeito de serviços jurídicos durante um período de 20 dias, a Vieira de Almeida & Associados – Sociedade de Advogados, por 24 mil euros, adianta a edição desta quinta-feira do jornal i.

Ministro contrata serviços jurídicos para 20 dias por 24 mil euros
Notícias ao Minuto

09:28 - 19/03/14 por Notícias Ao Minuto

Política Marques Guedes

Em janeiro do ano passado, o então secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, assinou um despacho que decretava o fim da comissão de serviço de David Duarte “como consultor principal do Centro Jurídico (Cejur)” da Presidência do Conselho de Ministros, “com fundamento em atuação profissional superveniente inconciliável com o exercício das suas funções, atentas a missão e as atribuições do Cejur”, relata a edição de hoje do jornal i.

Ora, após esta demissão, e em vez de recorrer a um dos advogados ou assessores jurídicos da Presidência do Conselho de Ministros, o agora ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares firmou um contrato, para prestação de serviços jurídicos durante 20 dias, com a Vieira de Almeida & Associados – Sociedade de Advogados, por 24 mil euros, avança a mesma publicação.

Ainda segundo o i, pese embora este ajuste direto tenha sido selado em dezembro de 2013, só foi divulgado há sensivelmente uma semana, no Portal Base, justificando o ministro a sua necessidade à luz do seguinte argumento: “Por razões de incompatibilidade, os recursos existentes estão impedidos de intervir nos processos”.

Saliente-se que o contrato visa “o patrocínio forense”, em virtude do “processo cautelar de suspensão de eficácia” e da “ação administrativa especial de anulação”, sendo que em causa está, justamente, o despacho que determinou a demissão de David Duarte, e que foi contestado pelo mesmo num processo que corre no Tribunal Administrativo de Lisboa.

O i faz saber que tentou questionar o gabinete de Marques Guedes sobre esta matéria, bem como David Duarte, não tendo obtido resposta de qualquer das partes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório