Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Seguro olha para a Europa e não gosta do que vê

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António José Seguro, reconheceu hoje, em Lisboa, que, quando olha para a Europa, não gosta do que vê.

Seguro olha para a Europa e não gosta do que vê
Notícias ao Minuto

20:00 - 15/03/14 por Lusa

Política Secretário-geral

No discurso de encerramento da iniciativa "Novo rumo para Portugal", dedicada ao tema da Europa, o líder do PS reafirmou o "compromisso dos socialistas com o projeto europeu", mas com um projeto que não deixe "ninguém para trás nem nenhum país fora" do progresso e do bem-estar.

"Olhamos para a Europa e não gostamos daquilo que vemos", reconheceu, porém, criticando o atual projeto europeu por "dividir" países do Norte e países do Sul.

"Muito menos gostamos daquilo que a Europa decide aplicar em Portugal", realçou.

"São os portugueses que fazem o país. Se os portugueses estão pior, Portugal está pior", assinalou.

Renovando o apelo para que todos participem para "mudar Portugal e voltar de novo a dar confiança aos portugueses", Seguro recordou: "a Europa tem tudo a ver connosco."

A alternativa à "subserviência do Governo" é o regresso à matriz fundacional" e obriga a uma mudança nas lideranças políticas, defendeu.

"Uma coisa é a sustentabilidade do Estado, outra é reduzi-lo ao mínimo", distinguiu. "Necessitamos, com urgência, de corrigir os desequilíbrios que a crise gerou na União Europeia", vincou.

Seguro propôs ainda outro papel para o Banco Central Europeu, nomeadamente no combate à especulação financeira e, preocupado com o desemprego jovem, defendeu que a política económica deve apostar na criação de postos de trabalho.

Depois de salvo o euro, é preciso "salvar as pessoas", instou. "A Europa só tem sentido se responder aos problemas concretos dos cidadãos", frisou.

Antes do discurso de encerramento do secretário-geral, Francisco Assis, cabeça de lista do PS às eleições europeias de 25 de maio, afirmou-se "europeísta e disposto a lutar" pelo projeto socialista para uma Europa "mais solidária, mais justa" e "que se recuse a ser de ricos e de pobres".

Para Assis, o que vai estar em discussão nos próximos tempos é saber como Portugal vai "enfrentar os anos do pós-'troika'".

Apelando a uma maioria no Parlamento Europeu para os socialistas, Assis sublinhou que "é melhor um alemão progressista do que um português liberal" à frente da Comissão Europeia, aludindo a Martin Schulz e Durão Barroso, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório