Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Jardim enfrenta pela primeira vez adversário na corrida à liderança do PSD Madeira

O PSD-Madeira vive hoje um momento histórico com a realização das primeiras eleições directas em que Alberto João Jardim tem de defrontar um adversário na corrida à liderança, o presidente do município do Funchal, Miguel Albuquerque.

Jardim enfrenta pela primeira vez adversário na corrida à liderança do PSD Madeira
Notícias ao Minuto

06:48 - 02/11/12 por Lusa

Política Eleições

Jardim, até agora o incontestado dirigente social-democrata insular, que lidera o partido há mais de três décadas, confessa sentir-se "magoado" com a atitude de Miguel Albuquerque, considerando que esta constitui uma atitude de "faca nas costas".

O líder do PSD-M, que havia garantido mais uma vez que este seria o seu último mandato, argumenta que teve de alterar o seu plano, recandidatar-se e convocar um congresso antecipado para "capar" esta "golpada" dos seus adversários, que sabem que só podem derrotar o partido maioritário "por dentro".

Nos últimos tempos, Jardim tem criticado várias vezes a candidatura de Miguel Albuquerque, afirmando que é um "desempregado político" - que termina a sua carreira autárquica por limite de mandatos, tendo vencido cinco eleições no Funchal pelo PSD -, o mais "desastroso" autarca do Funchal que está integrado num grupo de "ressabiados".

Quanto a Miguel Albuquerque, que em maio assumiu estar na corrida à liderança do PSD-M, declara que "nunca apoiou incondicionalmente ninguém", nem abdicou do seu "direito crítico", por isso decidiu candidatar-se em nome da necessidade de "renovação" e para pôr fim ao "surto de prepotência e pensamento único" do actual "dono" do partido.

Admite que Jardim "fez muito" pela Madeira, mas argumenta que a postura que adoptou ao longo do tempo fez com que o PSD regional perdesse "a sua vitalidade", fazendo com que se "fechasse numa espécie de redoma, onde o partido deixou de existir e a única coisa que existe é o líder".

Os dois candidatos declaram estar confiantes na vitória, Jardim afirmando "conhecer bem as bases do partido" e Miguel Albuquerque apostando no facto do "voto ser secreto", o que permite a muitos descontentes apostarem na mudança, "sem medo de represálias".

Em caso de derrota, Alberto João Jardim diz que vai "para férias" e "comodamente para casa assistir ao arraial que se seguirá".

Por seu turno, Albuquerque frisa que será "vencedor de qualquer maneira" porque ficará a "demonstração que não podemos pactuar com a prepotência e nem com o exercício do pensamento único", prometendo que "passará uma esponja" sobre o assunto.

O congresso regional do PSD-Madeira está agendado para 24 e 25 de Novembro e Jardim apresentou a moção de estratégia ‘Realizar Esperança’, enquanto Miguel Albuquerque é o subscritor do projecto "Tempo de mudança".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório