Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PSD apela a entendimento sobre a reindustrialização

O PSD apelou hoje ao entendimento entre os partidos sobre a reindustrialização, considerado que se trata de um "desígnio nacional" que deve ultrapassar "calculismos políticos de ocasião".

PSD apela a entendimento sobre a reindustrialização
Notícias ao Minuto

18:31 - 20/02/14 por Lusa

Política Barreiras Duarte

"A reindustrialização pode ser um tema de entendimento entre os partidos, um fator de mobilização para o país, em suma, um desígnio nacional que ultrapasse diferenças ideológicas e calculismos políticos de ocasião, já que é consensual a sua necessidade", afirmou o deputado do PSD Feliciano Barreiras Duarte, numa declaração política no plenário da Assembleia da República.

Recordando que a última reunião da COTEC, que se realizou a semana passada em Lisboa, teve como tema a reindustrialização, o deputado social-democrata repetiu alguns dos argumentos utilizados nesse encontro entre responsáveis dos países do sul da Europa, nomeadamente o Presidente da República português, o chefe de Estado italiano e o rei Juan Carlos de Espanha.

"Os países mais industrializados são os mais estáveis e robustos económica e socialmente", defendeu Feliciano Barreiras Duarte, sublinhando que com "mais e melhor indústria" Portugal terá "melhor economia" e, consequentemente, "mais e melhor emprego".

Por isso, acrescentou, Portugal deve incrementar uma indústria forte e moderna, que vise um crescimento sustentável da economia assente no aumento das exportações, na captação de investimento, na estabilização do consumo privado e na qualificação do capital humano.

Na resposta a este apelo, as bancadas da oposição uniram-se nas críticas, com a deputada do BE Mariana Mortágua a lamentar que o discurso do PSD sobre a reindustrialização não vá além da "retórica vazia, sem qualquer consequência prática".

"Não estão dispostos a fazer investimento a sério", criticou, acusando o Governo de não decidir nenhuma área estratégica de desenvolvimento industrial.

"Aquilo a que assistimos nos três últimos anos foi à destruição da indústria produtiva", corroborou o deputado socialista Pedro Nuno Santos, recordando que em 2013 se verificou uma "destruição líquida" de emprego na indústria e na agricultura.

Pelo PCP, João Oliveira insistiu na diferença entre as palavras e a ação concreta do Governo de maioria PSD/CDS-PP, falando em "liquidação da indústria portuguesa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório