Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Galamba prefere "aumento de impostos" a "corte na despesa"

João Galamba assume-se como um crítico e não poupa as suas palavras quando o tema se foca no Governo e na Presidência. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o deputado socialista descola-se do perfil de “socrático” e afirma que ainda não há motivos para grandes euforias. Sobre a austeridade (que tanto critica), o socialista confessa que se um dia o PS fosse encostado à parede e tivesse que escolher entre cortar na despesa ou subir impostos, que a optaria por aumentar o IRS.

Galamba prefere "aumento de impostos" a "corte na despesa"
Notícias ao Minuto

08:52 - 01/02/14 por Notícias Ao Minuto

Política Hipótese

“Se o PS fosse encostado à parede e chegasse à conclusão de que não havia maneira e que teria mesmo de fazer um pacote de austeridade de x milhões de euros, entre corte na despesa e aumento de impostos, pessoalmente, preferia o aumento de impostos”.

Esta foi a posição tomada por João Galamba durante uma entrevista ao Dinheiro Vivo. Para o socialista os ditos cortes na despesa “não são indolores e não são gorduras”. “São rendimentos de pessoas, de pensionistas ou de funcionários públicos. São prestações sociais para um conjunto significativo de portugueses”, explicou.

Além disso, Galamba defendeu que o “IRS é a maneira mais justa, economicamente menos negativa e mais compatível com o Estado de direito”.

O deputado socialista reconheceu que o “Governo cumpriu o limite quantitativo da troika”, mas admitiu que tal aconteceu apenas porque “a meta foi revista a meio do ano”,

Embora os mais recentes dados tenham apontado para uma melhoria económica, Galamba frisou que ainda é cedo para euforias e que o “Governo celebra um objetivo que foi cozinhado entre ele e a troika”.

“As pessoas chamam-lhe défice para efeitos do programa de ajustamento, eu chamo-lhe défice para efeitos do sucesso do Governo”, ironizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório