Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Marcelo Rebelo de Sousa favorito para Presidente

Marcelo Rebelo de Sousa é o candidato favorito da maioria dos portugueses para concorrer às presidenciais de 2016, sucedendo a Cavaco Silva, que mantém a tendência negativa de popularidade, segundo o barómetro i, produzido pela Pitagórica. A segunda personalidade que reúne mais opiniões favoráveis para a corrida a Belém é o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. Já José Sócrates aparece em último lugar.

Marcelo Rebelo de Sousa favorito para Presidente
Notícias ao Minuto

09:28 - 23/10/12 por Notícias Ao Minuto

Política Barómetro

O barómetro i, produzido pela Pitagórica – Investigação e Estudos de Mercado, aponta Marcelo Rebelo de Sousa como a personalidade preferida da maioria dos portugueses para disputar as eleições presidenciais de 2016, com 3,4 pontos, numa escala de 1 a 5.

Em segundo lugar na lista surge o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, com 2,9 pontos. Já o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o sociólogo António Barreto surgem empatados com 2,7 pontos. Entre os potenciais candidatos à presidência da República estão ainda a antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite (2,6 pontos), a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, (2,5 pontos) e o empresário Belmiro de Azevedo (2,5 pontos). No fim da escala surge o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, com uma avaliação de 1,7 pontos.

A sondagem i/Pitagórica revela ainda que os portugueses só têm uma opinião positiva sobre Marcelo Rebelo de Sousa no que respeita o critério 'personalidade'.

De acordo com o mesmo estudo, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, continua a não recuperar a popularidade, que mantém uma tendência negativa. À pergunta ‘Como avalia a actuação actual do Presidente da República’, os inqueridos deram uma nota de 6,8, numa escala de 1 a 20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório