Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

São mais de 20 os governantes que gozam de subsídio de alojamento

São 24 os elementos do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho a beneficiarem de subsídio de alojamento, atribuído… pelo próprio Governo, sendo que a última palavra para a adjudicação destas ajudas de custo pertence ao primeiro-ministro, avança a edição desta quinta-feira do Jornal de Negócios.

São mais de 20 os governantes que gozam de subsídio de alojamento
Notícias ao Minuto

09:16 - 16/01/14 por Notícias Ao Minuto

Política Executivo

Ministros, secretários de Estado, chefes de gabinete, diretores-gerais integram o leque de responsáveis elegíveis para receber subsídio de alojamento, desde que deslocados da sua área de residência. Também o Provedor de Justiça ou o presidente do Conselho Económico e Social recebem esta benesse atribuída pelo Governo.

A proposta para os subsídios de alojamento é feita pelos ministros, cabendo à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, dar um parecer, e ao primeiro-ministro, Passos Coelho, a decisão final.

E, ao todo, desde o início da legislatura, foram concedidas estas prestações a 24 elementos do próprio Executivo, revela o Jornal de Negócios.

Enquanto os chefes de gabinete têm direito a 40% das ajudas de custo para os vencimentos que ultrapassem o nível remuneratório oito, fixados em 50,20 euros, pelo que recebem 20,08 euros por dia, os governantes auferem 50% dessas ajudas de custo, o que se traduz em 25,10 euros diários, explica a mesma publicação.

Recorde-se, a título de exemplo, o caso do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que amealhava 1.167,15 euros mensalmente em virtude deste subsídio, privilégio do qual viria a abdicar depois de se ter descoberto que o governante, afinal, tinha casa em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório