Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

O 'vai ou racha' de Cavaco Silva

O Presidente da República tem até amanhã, dia de Natal, para pedir a fiscalização preventiva do Orçamento de Estado para o próximo ano, situação que parece ser improvável. A promulgação do documento deverá, então, acontecer até ao final do ano, escreve o Jornal de Notícias (JN) desta terça-feira.

O 'vai ou racha' de Cavaco Silva
Notícias ao Minuto

10:01 - 24/12/13 por Notícias Ao Minuto

Política Orçamento

Fiscalização preventiva, fiscalização sucessiva e promulgação. São estas as palavras que os portugueses associam, por estes dias, a Cavaco Silva. Isto porque o Presidente da República tem nas suas mãos a decisão de pedir ao Palácio de Ratton uma apreciação do Orçamento de Estado para o próximo ano.

Contudo, para o fazer teria que enviar este pedido para o Tribunal Constitucional até amanhã, dia de Natal, cenário que não poderá não se concretizar.

Desta feita, deverá promulgar o Orçamento até ao final da semana, enviando-o de seguida para Diário da República, para que possa vigorar já desde Janeiro.

Acresce que, e à semelhança do ano anterior, o chefe de Estado deverá aproveitar a mensagem de Ano Novo para informar se pedirá ou não a fiscalização sucessiva do diploma, isto já depois de ter sido aprovado.

Contudo, tudo ainda não passa de especulações, devendo haver mais informações no decorrer dos próximos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório