Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Partidos da coligação sobem nas intenções de voto, Portas desce

A sondagem de Dezembro, da Eurosondagem para o semanário Expresso e SIC, mostra que o PS, apesar de manter a liderança, desceu nas intenções de voto dos portugueses. Pelo contrário, os partidos da maioria PSD/CDS sobem, a par do Bloco de Esquerda. Em relação aos níveis de popularidade, o centrista Paulo Portas é o único que desce em Dezembro, cuja maior subida é do Presidente da República, Cavaco Silva.

Partidos da coligação sobem nas intenções de voto, Portas desce
Notícias ao Minuto

13:18 - 20/12/13 por Ana Lemos

Política Sondagens

O PS mantém-se à frente, com 36,5%, na intenção de voto dos inquiridos, este mês, pela Eurosondagem Expresso/SIC, ainda assim recuou 0,8% face a Novembro. Também em queda está a CDU com 10% (menos 1,1%).

Em sentido contrário, ou seja, a subir neste inquérito, está o Bloco de Esquerda com 6,5% (mais 0,6%) e os partidos da maioria PSD, com 26,5% (mais 0,9), e o CDS, com 8,5% (mais 0,1), apesar de tudo ainda longe dos 49,5% que deram a vitória à coligação governativa em 2011.

No que diz respeito aos níveis de popularidade, a Eurosondagem Expresso/SIC de Dezembro mostra que o Presidente da República, Cavaco Silva, é a personalidade que mais sobe, concretamente dois pontos percentuais, alcançando os 5,6 pontos percentuais.

Ainda assim, a liderança é ocupada pelo líder socialista António José Seguro, com 21,5 pontos percentuais (mais 1,9), a que se segue a liderança bicéfala do Bloco, Catarina Martins e João Semedo, que sobe 0,9 pontos mas que, ainda assim, mantém-se em terreno negativo (-3,6). Com 6,2 pontos percentuais encontramos o comunista Jerónimo de Sousa (+0,3).

O primeiro-ministro Passos Coelho consegue uma ligeira subida, de 0,4 pontos percentuais, em Dezembro, não suficiente para sair de terreno negativo (-15). Ao passo que o líder centrista Paulo Portas é o único que desce, nesta sondagem, para os 7 pontos percentuais (-1).

A recuperar a confiança dos inquiridos está a Assembleia da República com 7,8 pontos percentuais (+3,8), a contrariar esta tendência está o Ministério Público, com -8,2 pontos percentuais (-1), os juízes, com 12,2 (-1), e o Governo com 29 pontos percentuais negativos (-0,8 face a Novembro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório