Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Governo geriu com "atrapalhação e incompetência" prova de docentes

A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues afirmou hoje que a prova de avaliação dos professores foi inicialmente concebida para ser realizada pelos recém-licenciados, considerando que o Governo está a gerir o assunto com "atrapalhação e incompetência".

Governo geriu com "atrapalhação e incompetência" prova de docentes
Notícias ao Minuto

06:20 - 06/12/13 por Lusa

Política Maria de Lurdes Rodrigues

"A prova, quando foi introduzida no Estatuto da Carreira de Docente, tinha como objetivo principal colocar num patamar de igualdade todos os jovens que terminam os seus cursos e se candidatam à profissão de professor", disse a antiga governante, acrescentando que estava previsto que a avaliação fosse "articulada ao longo da carreira com um sistema de avaliação progressiva".

Para a ministra da Educação do primeiro Governo socialista de José Sócrates, a prova de avaliação dos docentes "transformou-se numa outra coisa" e "é um absurdo" que professores com 14 anos de experiência, por exemplo, tenham de responder ao exame.

"Temo é que a prova esteja definitivamente condenada a não ser realizada por razões que têm a ver com alguma atrapalhação e alguma incompetência na sua realização", disse Maria de Lurdes Rodrigues, que falava hoje em Lisboa à margem do lançamento do livro "Políticas Públicas para a Reforma do Estado", que a ex-ministra coorganizou com o economista Pedro Adão e Silva.

Em relação aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) nas áreas de leitura, matemática e ciências, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e divulgado esta semana, a economista afirmou que "o relatório é ótimo para Portugal".

"Estive a ver o 'El País' sobre o PISA em Espanha, onde a situação é pior do que a portuguesa, e todas as peças jornalísticas apontavam Portugal como um exemplo de que é possível melhorar os resultados e que não precisamos de esperar 20 anos para melhorar os resultados, isso é possível nesta geração", disse ainda.

De acordo com os resultados o PISA 2012, Portugal mantém-se abaixo dos países que participam no Programa nas áreas de leitura, matemática e ciências, mas houve uma melhoria do desempenho dos estudantes nacionais desde 2003.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório