Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rio 'fura' planos a Passos

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, convidou o antigo autarca do Porto, Rui Rio, para presidir ao futuro Banco de Fomento. Porém, o social-democrata, que se tem demarcado das posições do Governo, recusou a oferta, mesmo depois de muita insistência, conta a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias.

Rio 'fura' planos a Passos
Notícias ao Minuto

08:10 - 29/11/13 por Notícias Ao Minuto

Política Banco

Pedro Passos Coelho endereçou um convite a Rui Rio para que o ex-presidente da Câmara da cidade Invicta liderasse o futuro Banco de Fomento. Pedro Passos Coelho insistiu e houve mais quem o tivesse feito. Rui Rio pediu para pensar. Rui Rio rejeitou a oferta.

Grosso modo, assim se pode resumir o plano que saiu furado ao primeiro-ministro, restando agora saber qual a opção B. Afinal, o Banco de Fomento ficará sediado no Porto, e Rio até contaria com uma equipa composta por “nomes de peso”, segundo adiantou ao Jornal de Notícias fonte governamental. Não obstante, o social-democrata declinou o convite.

Isto porque, indica a mesma publicação, depois de ter pedido tempo para pensar e, nesse intervalo de tempo, contactado pessoas que lhe são próximas por forma a aconselhar-se, houve quase unanimidade nas opiniões auscultadas: um redondo ‘não aceites’.

A justificá-lo, duas principais razões. A primeira prende-se com o facto de ficar associado a um Executivo do qual tem sido crítico. A segunda remete para a grande probabilidade de uma decisão contrária ser interpretada como estando a aproveitar ‘um tacho’. Ambas seriam perniciosas para quem é apontado como um hipotético sucessor de Passos, ou mesmo candidato a Belém.

E nem a insistência do Governo demoveu Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório