Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CDS/PP questiona prioridade de projectos de ligação ferroviária

O deputado do CDS/PP Helder Amaral solicitou ao Ministério da Economia que esclareça se os projectos de ligação ferroviária dos portos nacionais a Espanha e ao resto da Europa continuam a ser prioritários para o Governo.

CDS/PP questiona prioridade de projectos de ligação ferroviária
Notícias ao Minuto

12:59 - 22/11/13 por Lusa

Política Requerimento

Em requerimento apresentado na Assembleia da República, Helder Amaral questiona se "o Governo de Portugal mantém a prioridade dos projetos de ligação ferroviária dos portos nacionais a Espanha e ao resto da Europa" e se "está de alguma forma previsto o abandono do projeto ferroviário Aveiro - Viseu - Espanha (em todo ou em parte)".

Em declarações à Agência Lusa, Helder Amaral reconheceu que o país atravessa dificuldades financeiras, mas defendeu ser necessário não deixar cair "projetos estratégicos para o desenvolvimento do país".

O deputado do CDS/PP realçou a importância de se apostar em linhas de mercadorias de "bitola europeia" que permitam às empresas nacionais "saírem do porto de Aveiro ou de Sines, ou de outras partes do país, e serem ligadas à Europa para serem mais competitivas".

Na sua opinião, é necessário continuar a reivindicar esta opção, já que a ligação de Viseu à linha ferroviária é importante, mas redutora.

"Deixar cair este projeto estratégico para dar cumprimento à promessa eleitoral de ligar Viseu aos caminhos-de-ferro, com o qual também concordo, é um erro. Esta é uma ambição que não devemos perder", sustentou.

Helder Amaral questionou ainda o Governo sobre "o calendário expectável para a concretização desta obra, que se manifesta como importante para a economia e coesão territorial".

Com o requerimento enviado, pretende ainda saber se, do ponto de vista diplomático, têm sido mantidos contactos com o governo espanhol, no sentido de se garantir a ligação ferroviária ao resto da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório