Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Assunção Cristas anuncia que vai deixar a liderança do CDS

Líder do CDS não vai recandidatar-se à liderança do partido e marca congresso extraordinário do partido.

Assunção Cristas anuncia que vai deixar a liderança do CDS
Notícias ao Minuto

21:01 - 06/10/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Política Assunção Cristas

A primeira grande reação da noite eleitoral coube a Assunção Cristas. A líder do CDS-PP acaba de anunciar que vai convocar um Congresso Nacional do partido, estatutariamente previsto para março de 2020, e colocou o seu lugar à disposição perante as projeções desta noite de eleições.

Assunção Cristas afirmou que deu o seu melhor ao longo de quatro anos e que, perante o resultado das eleições deste domingo, optou por demitir-se e não se recandidatar no próximo congresso.

"Em fase dos resultados tomei a decisão de não me recandidatar. Tenho a certeza que o CDS encontrará forma de reconstruir o seu futuro", disse.

Assunção Cristas assume resultado do CDS-PP esta noite "com humildade democrática" e deixa o cargo de presidente do partido desejando a António Costa "sucesso na condução dos destinos do país".

Numa declaração sem perguntas dos jornalistas, não esclareceu se iria, por exemplo, assumir o seu lugar de deputada.

Como já tinha feito nas semanas anteriores, Cristas atirou indiretamente ao PSD, reafirmando que o "CDS foi oposição forte e construtiva a um governo socialista, apoiado pelo BE, CDU e pelo PAN", mas que "muitas vezes" se sentiu isolado.

Assunção Cristas afirmou ainda que deu o seu melhor durante quatro anos, mas, "em face dos resultados", a sua opção é sair.

E sobre o futuro, a presidente dos centristas pronunciou uma frase: "Tenho a certeza que o CDS, partido estruturante da nossa democracia, encontrará forma de construir o seu futuro e contribuir para a construção de uma alternativa de centro e direita em Portugal."

A declaração de Assunção Cristas foi cerca das 21:00 e, passada meia hora, às 21:30, já a líder demissionária estava de saída da sede do partido, em Lisboa, acompanhada pelo marido, entrou no carro da família e partiu com um pedido. "Boa noite e bom descanso. E agora deixem-me descansar a mim também."

À hora a que saiu da sede do largo Adelino Amaro da Costa, o cds ainda não tinha eleito qualquer deputado e tinha uma votação a rondar os quatro por cento, de acordo com os resultados provisórios das legislativas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório