Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Machete e Aguiar-Branco juntos em Bruxelas

Os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da União Europeia, entre os quais Rui Machete e José Pedro Aguiar-Branco, reúnem-se, na segunda-feira, em Bruxelas, num encontro que servirá também para preparar a cimeira de líderes de dezembro.

Machete e Aguiar-Branco juntos em Bruxelas
Notícias ao Minuto

14:00 - 17/11/13 por Lusa

Política Conselho

O Conselho ministerial conjunto, presidido pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, e que decorrerá entre segunda e terça-feira na capital belga, vai analisar ainda os preparativos para a cimeira da UE com os seus parceiros de Leste - a III Cimeira UE/Parceria de Leste -, que terá lugar em Vilnius a 28 e 29 de novembro, e na qual participará o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

De acordo com a agenda de trabalhos, a reunião conjunta de chefes de diplomacia e de ministros da Defesa, agendada para as 15:00 locais de segunda-feira (14:00 de Lisboa), será dedicada à Política de Defesa e de Segurança Comum, assim como à indústria de Defesa, como preparação da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE de dezembro, que abordará esta área.

A discussão prosseguirá na terça-feira, dia em que se realiza um Conselho de Negócios Estrangeiros apenas ao nível de ministros da Defesa -- com uma discussão sobre as operações militares da UE -- e um outro de Assuntos Gerais (ao nível de chefes de diplomacia ou titulares da pasta de Assuntos Europeus), no qual também se avançará nos preparativos da agenda do Conselho Europeu de 18 e 19 de dezembro.

Portugal estará representado no Conselho pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório