Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Saiba o que têm e onde investem os ministros

O Diário Económico divulga, esta segunda-feira, um trabalho que mostra onde os actuais ministros do Governo de Passos investem os rendimentos. Se há governantes que apostam na Banca, outros há que não têm nada. De acordo com a análise do Diário Económico, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, é o que tem mais investimentos.

Saiba o que têm e onde investem os ministros
Notícias ao Minuto

14:26 - 04/11/13 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

Muitos portugueses investem os rendimentos e/ou poupanças em acções na Banca, em património imobiliário, mas outros há que não têm possibilidade para tal. O mesmo acontece no seio governativo, conta hoje o Diário Económico que apurou onde os actuais ministros do Governo de Passos investem os respectivos euros.

Começando pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho tem dois imóveis em Massamá (um T4 e um T2), e um veículo Opel Corsa. Além disso, contraiu e está a pagar dois empréstimos: um para habitação no valor de 225 mil euros no BCP, e outro, de 42 mil euros, na CGD.

Já o vice-primeiro-ministro Paulo Portas tem 100 mil euros no Santander e ainda contas no Millennium, CGD e Banco Popular.

Na Defesa encontramos José Pedro Aguiar-Branco, com depósitos à ordem, 100 mil euros em aplicações financeiras, e uma carteira de títulos num valor superior a 200 mil euros. Além disso tem várias contas espalhadas desde o BES, Barclays e BBVA, e imóveis em Guimarães, Porto e Braga.

A ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque que, recentemente, afirmou numa entrevista à SIC que não tem poupanças, não tem mesmo. No Tribunal Constitucional, revela o Diário Económico, consta o registo de uma moradia em São Pedro do Estoril e um empréstimo para construção, contraído na CGD, no valor de 440 mil euros a abater até 2047.

Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, tem uma série de aplicações financeiras no Millennium, Santander e BPI, entre elas, mais de 10 mil euros na PT, REN e EDP, salienta o Diário Económico.

Miguel Macedo que tutela a pasta da Administração Interna, tem a carteira de títulos limitada a 8.000 do Millennium BCP, dois BMW - série 3 e série 1 -, um Jaguar XF.

A ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz tem, segundo o Diário Económico, mais de 419 mil euros investidos em títulos e 129 mil em fundos de investimento tanto através do Millennium, como do Deutsche Bank, e ainda activos num valor superior a 286 mil euros.

Na Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, tem na CGD uma conta com 83 mil euros a prazo, uma carteira de activos financeiros no valor de 33 mil euros, uma moradia em Alcabideche, e quatro carros (dois Peugeot, um Kia e um Fiat).

O recente governante Miguel Poiares Maduro, ministro Adjunto e Desenvolvimento Regional, é o único com acções num clube de futebol (Sporting) e uma conta na Cassa Pisparmio Firenze no valor de 267 mil euros, revela o Diário Económico.

Na Economia, António Pires de Lima recebeu com a "alienação de todos os títulos de acções portuguesas" mais de 1,6 milhões de euros.

A ministra da Agricultura Assunção Cristas tem uma conta-poupança no BPI no valor de 35 mil euros, um PPR no valor de 4.010 euros, um crédito à habitação no valor de 80 mil euros para pagar até 2039, e outro no valor de 51 mil euros a vencer um ano antes.

Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, tem como maior fonte de rendimento as Nações Unidas. Segundo o Diário Económico, como director do pelouro da economia e alterações climáticas recebeu cerca de 32 mil euros.

Na pasta da Saúde, Paulo Macedo ganhou enquanto gestor, destaca o Diário Económico, mais de 816 mil euros no ano em que abandonou o sector privado, sendo o único que que ainda mantém certificados de aforro.

O ministro da Educação Nuno Crato entregou 150 mil dólares à Park Avenue Securities, mais de 44 mil dólares à Life Insurances Guardian USA e mais de seis mil no Bank of America, e outros 41 mil euros no italiano BNL.

o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, tem registada a sua Vespa de 125 cc, 610 acções do Santander, um empréstimo imobiliário de 64 mil euros no Totta, e um PPR de cerca de dez mil euros, conta o Diário Económico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório