Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Governo emite alerta sobre viagens dentro de Moçambique

A secretaria de Estado portuguesa das Comunidades divulgou um alerta desaconselhando deslocações interurbanas nas províncias moçambicanas de Sofala e Nampula e recomendando cautela nos percursos em Maputo, local onde se têm registado mais raptos.

Governo emite alerta sobre viagens dentro de Moçambique
Notícias ao Minuto

10:45 - 02/11/13 por Lusa

Política Segurança

Face aos últimos incidentes e à tensão vivida em Moçambique, onde vivem cerca de 20 mil portugueses, a secretaria de Estado das Comunidades apela, no seu site na Internet, a que não se façam viagens internas nas províncias de Sofala e Nampula.

Caso haja absoluta necessidade de o fazer, o viajante deve "procurar integrar-se, sempre que possível, nas colunas escoltadas pelas forças de defesa e segurança".

"Aconselha-se, igualmente, particular diligência no acompanhamento através dos meios de comunicação social do evoluir da situação", refere o alerta.

Em relação a Maputo, onde se tem registado uma particular incidência de raptos, a secretaria de Estado recomenda "a maior cautela nas deslocações" e evitar frequentar locais isolados e repetir rotinas, incluindo fazer o mesmo percurso todos os dias".

Além disso, os viajantes devem evitar exibir bens com valor monetário significativo e são aconselhados a manter sempre a família ou pessoas de confiança informadas sobre as deslocações.

Moçambique vive a sua pior tensão política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em, 1992, devido a confrontos entre as forças de defesa e segurança e antigos guerrilheiros da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), principal partido da oposição, por causa de diferendos entre o movimento e o Governo sobre a lei eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório